sexta-feira, 12 de abril de 2013

Economia Sagrada, por Charles Eisenstein



Ecologia sagrada. Estamos tão desfocados. O vídeo está em inglês mas possui legendas em português, que precisam ser activadas e seleccionadas clicando no ícone junto aos controles do vídeo,"CC". 12 minutos. Uma revolução mental.

“Economia Sagrada” (Sacred Economy) é uma curta-metragem de 12min baseado no livro homónimo do filósofo e escritor americano Charles Eisenstein e protagonizado com ele, traça a história do dinheiro de economias antigas para o capitalismo moderno, revelando como o sistema monetário contribuiu para a alienação, competição e escassez, uma comunidade destruída, e exigiu o crescimento sem fim. Hoje, essas tendências chegaram ao seu extremo - mas, na esteira de seu colapso, podemos encontrar uma grande oportunidade de transição para uma forma mais conectada, ecológica e sustentável do ser. “Temos que criar um milagre na Terra, algo que é impossível fazer com a velha compreensão de mundo, mas possível a partir de uma nova”, diz ele.
O director Ian Mackenzie é o autor do belíssimo vídeo “Occupy Movement: Show Me Your Face“, um manifesto emocionante vindo do movimento Occupy que pode ser visto no post OccupyLove em 3min, para os 100%: “Amor é o que aparece quando oferecemos nosso rosto ao outro e o filósofo Charles Eisenstein é o protagonista do vídeo “The Revolution is Love“, que pode ser visto no post A ascensão da humanidade, por Charles Eisenstein: a crise sistemática é o fim da infância humana na Terra
Já leram também "Bem estar animal - contributos"

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Cá está um vídeo que confirma algo que eu já discuti aqui, esta economia baseada no crescimento pelo consumo suportado em dinheiro é insustentável.
Incrível que a ideia de o dinheiro não ter valor intrínseco já fora defendida nos anos 30 por Haydek em Londres.

João Soares disse...

Carlos Faria,
o debate estará sempre em aberto.O problema é como socializá-las num mundo mergulhado na (des)informação e hiperacelerado? Um abraço