terça-feira, 27 de novembro de 2012

Era importante fazermos um mapa da (in)volução racista dentro da Europa

1.O escocês Ian Kinnaird, de 72 anos, resolveu fazer um teste de DNA de 200 euros, sem muitas expectativas. Quando o resultado saiu, nem os cientistas que conduziram o processo acreditaram:o seu DNA mitocondrial tinha 30 mil anos e havia passado pela “primeira” mulher da Terra, que viveu na África.[Hypescience, Julho] e [TelegraphAbril]

2. Um estudo da British thinktank Demos revela que os seguidores de grupos radicais de extrema-direita estão a crescer de forma preocupante em toda a Europa através das redes online. 
Esse estudo, publicado em Novembro de 2011 elaborado por políticos e académicos, reunidos em Bruxelas para analisar o fenómeno da extrema-direita na Internet, revelou que o radicalismo está a crescer em toda a Europa, a um ritmo alarmante, através de uma nova geração de jovens que usa cada vez mais as redes online para aderir à causa nacionalista. Segundo avançou o jornal britânico "The Guardian", a investigação foi feita pela British thinktank Demos, que pela primeira vez analisou comportamentos de apoiantes online de movimentos de extrema-direita, e revelou uma crescente adesão dos jovens europeus a movimentos nacionalistas. Segundo o estudo, os jovens revelam-se cada vez mais críticos em relação aos seus governantes e União Europeia, estando profundamente preocupados com o futuro e identidade cultural, bem como com o crescimento da imigração e o alastrar da influência islâmica na Europa. O estudo adianta que está a crescer na Europa um forte sentimento contra os imigrantes e, especialmente, uma enorme desconfiança em relação aos muçulmanos. Os partidos que difundem ideias xenófobas, anti-imigração e anti-islamitas, estão a espalhar-se para fora dos seus terrenos tradicionais em França, Itália ou Áustria e a conquistar países tradicionalmente mais liberais como a Holanda ou a Escandinávia, tendo agora significativas representações parlamentares nesses países. Não sei se existe um mapa deste género representado aqui embaixo, mas seria importante vermos a extensão da xenofobia dentro da Europa e até que ponto a austeridade e o seu discurso radical já despoletou o crescimento de partidos, movimentos neo-nazis e sua representação parlamentar. 
“ Serving your community should be woven into every stage of life ”

Leituras recomendadas:
QUEM SÃO OS DONOS DO BANCO CENTRAL EUROPEU - a ler e partilhar urgentemente

Sem comentários: