terça-feira, 3 de julho de 2012

O depoimento do mês- Vandana Shiva no programa "O Tempo e o Modo"

Nota 1: De acordo com o youtube este vídeo foi removido pelo próprio utilizador. Estranho, pois só o vi dois dias, ontem e hoje.
Nota 2: Há utilizadores insistentes e muito preocupados em que certos documentários não morram no esquecimento, como eu. Parabéns Santiago Muhape. Estou (estamos contigo). Vejam enquanto é tempo.





Quem não pôde ver Vandana Shiva no passado dia 28 de Junho na RTP2...não perca estes 30 minutos. São vitais.
Neste episódio Vandana Shiva alia a física quântica ao activismo social para resistir pacificamente a um sistema que considera ter colonizado a terra, a vida e o espírito. Conta-nos como começou a defender a floresta, as sementes e os modos de vida e produção locais contra o controlo e o registo de patentes feitos pelas multinacionais.
A análise de Shiva vai mais além: remete-nos para as profundas implicações que o sistema capitalista patriarcal tem na construção de um mundo desigual, com consequências dramáticas, como a fome ou as alterações climáticas, que, para Shiva, são sintomas de implosão de uma civilização que falha material e espiritualmente. A nossa civilização, para sobreviver, terá de rever o seu modelo de compreensão e de interação com o mundo, tendo como exemplo o conhecimento holístico das civilizações chinesa e indiana, que, para Shiva, sobreviveram à História essencialmente porque diferem do Ocidente na relação que estabeleceram com a natureza.
Todas as postagens do BioTerra referentes a V. Shiva aqui.

4 comentários:

José Amaro Borges disse...

José Amaro Borges.
Depois de visualizar o video, quis mandar o link a uma amiga e já não foi possível por ter sido removido pelo utilizador, há alguma razão especial para isso ou será alguma conspiração?
Mesmo no YouTub só está parte da entrevista. Seria possível repor o video. Obrigado

João Soares disse...

Viva, José Amaro Borges
Não é a primeira nem a única vez...infelizmente.
Abraços

chacabuco sustentable disse...

muchas gracias por la publicación y los comentarios, un abrazo, santiago muhape

Ant... disse...

Esta é uma das pessoas mais inspiradoras e mais activas nos tempos em que vivemos. Um outro filme crucial em que ela foi entrevistada chama-se Seeds of Freedom. Podem ve-lo (e muitos outros documentarios) gratuitamente em www.lucidtree.com

PS> Adorei o blog.