terça-feira, 24 de julho de 2012

Documentário da Semana: "Farmer to Farmer. The truth about GM crops" - "De Agricultor para Agricultor. A verdade sobre as culturas transgénicas" -, de Michael Hart.

Esta postagem é a minha contra-resposta possível à ingerência do embaixador norte-americano em Portugal, que contestou a zona livre de transgénicos nos Açores, ainda em Janeiro de 2012 [Ecosfera]. Esta postagem é a minha homenagem aos agricultores, investigadores e permacultores e assalariados do mundo agrícola português que defendem um bem público: as sementes. Deviam ser Livres!
Última Hora:
O Tribunal de Justiça da União Europeia confirmou a 12 de julho a proibição da comercialização de variedades de sementes tradicionais e diversificadas que não estejam listadas no catalogo oficial da União Europeia. O partido dos verdes belga Ecolo propõe uma reforma da regulamentação, qualificando-a de "absurda. [Zona Livre de OGM]


Dez anos após a introdução dos ogm nos EUA, o pequeno produtor de agro-pecuária e activista da agricultura familiar que produziu este filme, Michael Hart percorreu os EUA entrevistando outros agricultores que produziram ogm e vários especialistas.

São cerca de 23 minutos de demonstração realista, no campo, de muitas das falsas vantagens dos ogm alardeadas pelas multinacionais interessadas em evitar precauções fundamentais quando se trata de produzir alimentos e de interferir com os equilíbrios ambientais.
Recomendamos este documentário especialmente aos agricultores e produtores pecuários que já plantaram ou usaram alimentos geneticamente modificados.

Os valores da vida e da saúde humana têm de prevalecer sobre o lucro financeiro de empresas privadas, por mais poderosas que aparentem ser.

Sem comentários: