sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quando não se respeita o passado, o futuro corre mal!

Mapa dos vários movimentos Occupy na Europa- 15 Out 2011

Fazer parte e estar com o movimento ocupar as ruas, é afirmar que a burguesia ou os poderes estão demasiado corruptos. Houve a Revolução Francesa que derrubou a monarquia e trouxe inicialmente alguns governos "imperialistas" mas depois soube retomar o caminho e ergueu-se a república. 
Em Portugal demorou muitos anos a instauração da República. Mas mesmo durante o regime de Salazar, o dia 5 de Outubro foi sempre feriado nacional.
No passado já houve situações semelhantes, noutros contextos. Creio que chegamos a um ponto de redefinição da(s) democracia(s). Ficar parados, fazer a "vidinha" e em sucessivas eleições ganhar a abstenção é baixar os braços, é  negar o passado e estamos a delegar em Algo ou Alguém que irá decidir o teu destino - mas que vês que é mais do mesmo e pior, com medidas em que não vês o "futuro".  
Já vimos que é uma Europa Social, ambientalmente bem regulada, com algumas necessidades de um ou outros ajustes, mas que é essa mesma Europa que trouxe benefícios incríveis. E agora deixas que te roubem e te obriguem a pagar dívidas que não contraíste, nem percebes bem porquê? 
Atingimos o pico da face negra da democracia- a partidocracia, a debitocracia, as várias teocracias, a plutocracia, os subsistemas oligárquicos e o controle dos mass media. É isto mesmo que queres? O que propões? O que lês? O que procuras? O que te diz o teu coração?


Venham ouvir (mais) um poeta _ paz, pomba e poeta.docx @ ZECA AFONSO

1 comentário:

aNaTureza disse...

Sem dúvida, muito actual.
E será que ele algum dia estará desactualizado???
Temo que não.
Mas não cruzemos os braços...nunca quando é preciso...