segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fóssil de um dos menores dinossauros já encontrado é exposto pela primeira vez

Luis Chiappe mostra como seria o 'Fruitadens haagarorum', de apenas 71 centímetros

Luis Chiappe mostra como seria o 'F. haagarorum', de 71 centímetros (AP)


Fósseis de um dos menores dinossauros já encontrado no mundo, uma ágil espécie com apenas 71 centímetros de comprimento e peso inferior ao de um coelho, começaram a ser exibidas em público pela primeira vez, nesta semana, no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.
Os ossos - que equivalem aos cérebros, vértebras, braços e pernas de quatro animais - haviam sido descobertos no final da década de 1970 no oeste do Colorado, mas só recentemente foram identificados e batizados como Fruitadens haagarorum por uma equipe internacional de cientistas.
"Estamos realmente testando os limites do tamanho corporal entre dinossauros. Eis um animal que se estima que tenha pesado cerca de duas libras (910 gramas) quando totalmente crescido. É o menor dinossauro conhecido da América do Norte, e um dos menores dinossauros de todos", disse à agência Reuters Luis Chiappe, diretor do Instituto de Dinossauros do museu.
A espécie - O Fruitadens haagarorum viveu há cerca de 150 milhões de anos, provavelmente zanzando entre as pernas de dinossauros muito maiores. Detalhes excepcionais do crânio, como os dentes tipo caninos na frente da mandíbula inferior, e os dentes em forma de folha na região da bochecha, sugerem que ele comia plantas e outros animais. Teria sido, portanto, um dos últimos representantes de um grupo chamado de heterodontossaurídeos.
"Acreditamos que esse pode ser o segredo para a longa vida que esse grupo de dinossauros teve. Eles existiram por cerca de 100 milhões de anos. Talvez o fato de os últimos membros do grupo serem generalistas, e não altamente especializados em um nicho em particular, tenha lhes dado uma vantagem que lhes permitiu viver por tanto tempo como grupo", explicou Chiappe.
Fonte: Veja, 22.10.09

Sem comentários: