domingo, 25 de setembro de 2011

Mais um estudo científico independente comprova: Milho transgénico tóxico!

Diversidade de milho em perigo
Um grupo de cientistas franceses emitiu um estudo independente que revela toxicidade perigosa para a saúde humana numa variedade de milho transgénico, denominada MON 863, em circulação na União Europeia.
O estudo agora divulgado é o primeiro feito por uma equipa científica independente, dirigida pelo cientista francês Gilles-Eric Seralini, publicado no jornal "Archives of Environmental Contamination and Toxicology" sob o título "New analysis of a rat feeding study with a genetically modified maize reveals signs of hepatorenal toxicity". Segundo esse documento, os ratos alimentados durante três meses com o milho transgénico sofreram danos renais e hepáticos, bem como alterações no crescimento.
Gualter Baptista, da "Plataforma" classifica esta situação como "o golpe final na credibilidade do sistema europeu de autorizações" e, numa proposta que faz recordar certas intenções do estado português relativamente a assuntos fiscais, que vão já rondando perigosamente a proximidade dos assuntos penais, propõe que "agora os transgénicos têm que ser considerados culpados até haver provas de que são inocentes" -- uma interpretação da inversão do ónus da prova que dá que pensar, tanto mais que já tem vindo a ser aplicada aos produtos químicos.
O milho, usado como alimento humano e animal, serve também para o fabrico de adoçantes, xaropes, gomas, cereais de pacote, lacticínios, pastilha elástica, óleos e fermentos. Entra na composição de rações para gado, porcos, aves, ovelhas, peixes e animais domésticos. Os seus derivados entram no fabrico de uma variedade de produtos, que vão do papel reciclado aos cosméticos, de tintas a antibióticos e alimentos para bebé -- o que significa que chega virtualmente a todo o lado e a todos nós.
Se fosse cumprida com rigor a determinação do ponto 40 da Directiva 2001/18, todos estes artigos deveriam rotular a informação "Este produto contém organismos geneticamente modificados", extensiva a todos os sub-produtos, conforme os pontos 17 a 23 do Regulamento 1829/2003.
Ora isto não acontece, por malabarismos de excepções que dispensam o pacotinho da pastilha elástica de ter o aviso, mesmo que na origem de um dos seus componentes tenha sido usado o MON 863. Muitas rações são rotuladas, mas o consumidor, que compra o produto final -- o animal que se alimentou delas -- não sabe disso. Como disse à Perspectiva Margarida Silva, especialista em transgénicos da Quercus, "Se há alguma coisa que temos que aprender com a crise das vacas loucas é que aquilo que os animais comem nos pode afectar e até matar".
Esta é uma falha grave na determinação comunitária de que os consumidores devem ser informados de modo claro e inequívoco das características dos produtos no mercado, com particulares obrigações para produtos geneticamente modificados ou que deles derivem.
Fontes: Pedro Laranjeira - Perspectiva / Público - Abr. 07

Ler tudo em 30 de Fevereiro


Mais Leituras (e vídeos indispensáveis)



Sem comentários: