sábado, 4 de fevereiro de 2006

Arte Reflexão do BioTerra - Amor pelo Outro


Syd Barrett - Baby Lemonade

* Quando os Presidentes das nossas Câmaras se entregam a rotundas, cobrar parquímetros, fechar cafés para bancos, só pensam em corridas de carros e megapiqueniques para "espectáculo" como se fossem "instalações" e de muito mau gosto, as cidades morrem. 

* O Amor pelo Outro  
Os filósofos e os próprios teólogos distinguem duas espécies de amor, a saber, o amor que chamam de concupiscência, que não passa do desejo ou do sentimento que se tem por aquilo que nos dá prazer, sem que nos interessemos se ele está a receber amor; e o amor de benevolência, que é o sentimento que se tem por aquele que, pelo seu prazer e sua felicidade, nos dá amor. O primeiro faz-nos visar o nosso prazer, e o segundo, o prazer do outro, mas como se fizesse, ou melhor, constituindo o nosso; pois, se não tornasse a cair sobre nós de alguma maneira, não poderíamos por ele nos interessar, porque é impossível, seja o que for que digam, nos desapegarmos do nosso próprio bem.

Wilhelm Leibniz, in 'Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano'
  

* [...] "We've got the capacity, the energy, sufficient intentions, to go into ourselves, look at ourselves, face ourselves, never escaping from ourselves. We've got all energy to do that ... The misfortune is: - Because we don't ourselves, we destroy other human beings. We destroy Mother Earth"[...]
Krishna Murthy
  


Sem comentários: