sábado, 21 de agosto de 2010

Aviso de sobrecarga da Terra: HOJE 21 de agosto, excedemos o orçamento da natureza

PLANETA FALIDO
Como já tinha escrito em 2008, aqui



A humanidade levou menos de nove meses para esgotar seu orçamento ecológico anual, segundo dados da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa ambiental com sede na Califórnia.


A Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade – o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano – e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono. Seus dados revelam que a partir de 21 de agosto, a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer este ano, desde a filtragem de CO2 até a produção de matérias-primas para a alimentação.


De agora até o final do ano, vamos alcançar nossa demanda ecológica esgotando estoques de recursos e acumulando gases de efeito de estufa na atmosfera.


"Se você gastasse todo o seu rendimento anual em nove meses, você provavelmente ficaria extremamente preocupado", disse o presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. "A situação não é menos terrível quando se trata do nosso orçamento ecológico. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade, o desmatamento, a escassez de água e de comida - todos estes são sinais claros de que não podemos mais financiar o consumo a crédito. A natureza está abrindo falência”.


Saiba mais (em inglês)


O que é Overshoot?


Durante a maior parte da história humana, a humanidade foi capaz de viver as custas dos juros da natureza - consumindo recursos e produzindo dióxido de carbono a uma taxa menor do que o planeta era capaz de regenerar e reabsorver a cada ano.


Mas há cerca de três décadas, nós cruzamos um limiar crítico e a taxa de demanda humana por serviços ecológicos passou a superar a taxa em que a natureza podia fornecê-los. Esta lacuna entre oferta e demanda – conhecida como overshoot ecológico - tem crescido a cada ano. Agora é preciso um ano e seis meses para regenerar os recursos que a humanidade requer em um ano.


Alocar o carbono é fundamental para equilibrar o orçamento


A mudança climática é talvez o sinal mais importante do nosso gasto ecológico excessivo. Nossa pegada de carbono (conforme calculada pela Global Footprint Network, a quantidade de terra e área marítima que seria necessária para absorver todo o CO2 que emitimos) é a maior parcela da pegada ecológica humana, e é de longe a que cresce mais rápido. Nossa pegada de carbono mais do que duplicou desde 1970. Durante esse tempo, ela tem aumentado três vezes mais rápido do que a segunda parcela da pegada humana que mais cresce; a de áreas construídas. As emissões de dióxido de carbono agora são responsáveis por mais de metade da demanda humana sobre a natureza. Estamos emitindo agora muito mais dióxido de carbono do que os ecossistemas naturais do planeta podem absorver, portanto, ele está se acumulando na atmosfera e contribuindo para as alterações climáticas.


Como o Earth Overshoot Day é calculado


Todos os anos, a Global Footprint Network calcula a Pegada Ecológica da humanidade - a quantidade de terras produtivas e áreas marítimas necessárias para produzir os recursos que consumimos e absorver nossos resíduos, incluindo as emissões de CO2 - e a compara à biocapacidade; a capacidade dos ecossistemas para regenerar recursos. Earth Overshoot Day, um conceito desenvolvido pela new economics foundation baseada no Reino Unido, é calculado a partir de dados de 2007 (o ano mais recente para o qual existem dados disponíveis) e projeções com base nas taxas históricas de crescimento da população e do consumo, bem como a ligação histórica entre o PIB mundial e a demanda de recursos.


No ano passado, o Earth Overshoot Day foi observado em 25 de setembro de 2009. Este ano, estima-se que ele aconteça mais do que um mês mais cedo. Isso não é devido a uma mudança brusca na demanda humana, mas sim de uma melhoria na metodologia de cálculo que nos permite captar mais adequadamente a extensão do overshoot. (Por exemplo, nossos dados mais recentes mostram que o mundo tem menos biocapacidade disponível, principalmente na área de pastagens, do que anteriormente estimado).


"Esperamos que as nossas estimativas de overshoot sejam, no mínimo, conservadoras." disse Wackernagel. "Sabemos que estamos longe de viver apenas com os recursos de um planeta. A boa notícia é que grande parte da tecnologia que temos para começar a tratar desse problema está disponível e é open source: coisas como design compacto urbano, habitações energeticamente eficientes, reforma da tributação ecológica, eliminação dos subsídios de recursos, planejamento familiar seguro e acessível, bicicletas, as dietas com pouca carne e o custeio do ciclo de vida. " 

Fonte: WWF Brasil

1 comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Muito bom isso aqui, excelente. Parabéns.
Gostei imensamente do seu espaço.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, desejam um bom final de semana para você.
Saudações Educacionais !