segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estudo: Comprar no mercado reduz os resíduos em 70%



Não faltam razões para combater a tendência ao encerramento de mercados municipais e mercados de rua ou à sua transformação em centros comerciais.








Segundo um estudo da Fundación para la Prevención de Residuos y el Consumo Responsable, comprar nos mercados gera até 69% menos resíduos que faze-lo em supermercados e grandes superfícies,.

Com o título “Analises da produção de resíduos associada à compra” o estudo apresentado conclui que consumir embalagens reutilizadas reduziria em 40% a produção de resíduos do carrinho de compras, e em 10% se os consumidores tiverem a possibilidade de comprar avulso produtos frescos.

Segundo um responsável pelo estudo, o aumento de resíduos – sobre tudo de embalagens– deve-se a novos modos de consumo derivado do aumento da compra em supermercados, à compra de produtos em embalados e ao uso de produtos pré-confeccionados.

Segundo o coordenador do estudo, Victor Mitjans, 5% do peso da compra corresponde às embalagens, que são 25% dos 4 milhões de toneladas de resíduos que produzidos somente na Catalunha.

Fonte: Ecoticias

Sem comentários: