segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia Mundial das Telecomunicações: satélite português em missão para estudar alterações climáticas

O satélite CryoSat-2 tem como objectivo a medição de forma precisa das alterações de espessura do gelo que flutua nos oceanos e as variações de espessura das calotes polares da Gronelândia e Antárctica. A portuguesa Critical Software participou na preparação da missão e foi responsável pela verificação e validade dos sistemas de software mais críticos do satélite.

No projecto participaram uma dezena de engenheiros da empresa que, de acordo com uma nota da tecnológica de Coimbra, conseguiu detectar algumas anomalias em sistemas essenciais, durante os trabalhos nas diferentes fases de testes de software e do sistema integrado.
A missão espacial que a Critical ajudou a preparar visa recolher elementos que ajudem a perceber quais os efeitos das mudanças climáticas nas regiões polares, nomeadamente a redução da cobertura terrestre de gelo, com um papel central na regulação do clima. Esta é uma entre várias missões realizadas com este objectivo ao longo dos últimos anos e irá complementar a informação previamente recolhida.

O CryoSat foi lançado no dia 8 de Abril de 2010 a partir do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão e está a realizar a missão a que se propõe orbitando a 700 quilómetros e atingindo latitudes de 88 graus.

"O lançamento do CryoSat-2 será um momento muito especial para a Critical Software, não fosse esta uma das primeiras missões da empresa na área espacial, mas também pela carga emocional que trará por ver o fruto do trabalho de quase dez anos, não só dos seus elementos, mas também de todos os parceiros europeus envolvidos na missão, concretizado", salientou Nuno Silva, Gestor de Programas Espaciais da Critical Software.

Sem comentários: