segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Curiosidade e criatividade: eis como Ernst Haeckel e taxonomia e ecologia se transformaram na imagem de um blogue sobre ecologia

Criar um banner é algo realmente difícil, ainda mais para um blogue sobre ecologia. Muitos podem ficar chocados da primeira vez que olham, pois esperavam algo com árvores, todo verde e encontram um bicho estranho, todo a preto e branco. Procuramos através do banner ressaltar o carácter da Ecologia como ciência e não como ela é tratada pelos média e pela blogosfera. Definindo Ecologia:
O estudo científico da distribuição e abundância de organismos e as interacções que determinam a distribuição e abundância
Begon M. et al. (2006)
O animal que introduz o nosso blogue é um equinoderme, mais especificamente chamado Astrophyton darwinium. Diferente de uma estrela-do-mar, os ofiúros (classe Ophiuroidea) apresentam braços mais bem demarcados do disco central e não evertem seu estômago para alimentação. A espécie do desenho acima é chamada popularmente de estrela-cesta devido ao seu modo de alimentação. Eles saem do seu esconderijo no início da noite, direccionando os seus tentáculos para a correnteza. Quando um animal toca nos seus braços (crustáceos ou poliquetas em geral), o apêndice se enrosca para capturar a presa. A ingestão é feita normalmente depois do período nocturno, sendo as presas transferidas dos braços para a boca. Os ofiúros tem até um sítio bem completo sobre eles, além de uma base de dados mundial sobre o grupo.

Basket star
Crédito: derekkeats

Mas porquê este animal e não outro? Bem, não é um desenho qualquer. Ele foi feito pelo naturalista alemão Ernst Haeckel, que entre outros feitos, cunhou a palavra Ecologia. Desenho do Haeckel descrevendo uma espécie que tem darwinium no nome. Algo poderia se encaixar melhor na nossa proposta?

Referências:
Begon M, Townsend CR e Harper JL (2006). Ecology, from individuals to ecossystems. Blackwell publishing. Quarta edição.
Brusca RC e Brusca GJ (2002). Invertebrates. Sinauer. Segunda edição.
Ernst Haeckel (1904). Kunsformen der Natur.

Fonte: Discutindo Ecologia

Mais textos sobre Ernst Haeckel

Biografia
Quebra-Nozes de Tchaikovski
Livro

Sem comentários: