quinta-feira, 2 de julho de 2009

O movimento crescente em casas passivas



O modelo da Casa Passiva

Nos últimos dez anos tem-se observado no Norte da Europa, em particular na Alemanha, um interesse crescente nos padrões de construção da Casa Passiva.
Casas Passivas (Passivhaus) são edifícios que asseguram um ambiente interior confortável no inverno sem a utilização de um sistema de aquecimento convencional.

As casas passivas necessitam de aproximadamente 85% menos de energia para aquecimento que uma casa construída segundo os padrões dos regulamentos de edifícios da Alemanha.

O modelo foi denominado Casa Passiva devido aos ganhos de calor passivos ( do exterior derivados da radiação solar através dos vão envidraçados e do interior provenientes dos equipamentos e ocupantes) essencialmente suficientes para manter o edifício com temperaturas interiores confortáveis durante a estação de aquecimento.

É importante que o modelo da Casa Passiva seja definido de modo a que os custos extras da construção sejam saldados num período de tempo razoável na redução da factura energética para o aquecimento num clima típico do norte da Europa. As soluções adoptadas são logo integradas no projecto não diferindo significativamente das práticas construtivas usuais em termos estéticos, de disposição em planta ou de processos construtivos. Estas soluções podem assim ser bem aceites pelos moradores e atractivas para os promotores.

Na Europa já foram construídas com sucesso mais de 5.000 Casas Passivas. Respostas positivas do moradores confirmam os pressupostos iniciais; não somente os custos fixos foram reduzidos drasticamente, mas os espaços são mais confortáveis devido à construção ser energéticamente mais eficiente.

Passive-On é um projecto de investigação e disseminação financiado pelo programa SAVE Intelligent Energy for Europe. O projecto tem como objectivo promover casas passivas em climas temperados.

Sobre BedZED



Sem comentários: