quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nobel Alternativo 2008 - Right Livelihood Awards 2008



Na Páscoa cristã é um momento de reflexão, interior e em comunidade, de momentos intensos da vivência de Jesus, libertador e sacrificado.
Muitos homens e mulheres independentemente dos credos, origens sócio-políticas e económicas,há pessoas que se distinguem no interface da ação social,ambiental,da paz e dos direitos humanos.Por isso acho muito oportuno (re)lembrar os premidados do Nobel Alternativo de 2008.
Fundada pelo célebre etologista Jakob von Uexküll, a Right Livelihood Award Foundation atribui anualmente os prémios Right Livelihood, também conhecidos por Nobel Alternativo.

E no ano 2008 foram premiados:

Krishnammal Jagannathan (India), e seu marido Sankaralingam Jagannathan, e a organização LAFTI (Land for the Tillers Freedom) pela realização ao longo de toda a vida, na prática, da visão gandhiana de justiça social e desenvolvimento humano sustentável. (no vídeo)

Amy Goodman (USA), fundadora de Democracy Now!, programa diário de TV e rádio a nível do cidadão de base, por ter desenvolvido um modelo inovador de jornalismo político verdadeiramente independente que leva a milhões de pessoas as vozes alternativas que frequentemente são excluídas dos mídia estabelecidos

Asha Hagi (Somalia). Segundo o júri, o prémio distingue-a pela perseverança em liderar, com grande risco pessoal, a participação feminina no processo de paz e reconciliação num país devastado pela guerra.


Monika Hauser (Germany), ginecologista e fundadora de Medica Mondiale, devido ao seu empenho incansável em trabalhar com mulheres que sofreram a mais horrível violência sexual em alguns dos mais perigosos países do mundo e pelas campanhas que fez para que elas recebessem reconhecimento e compensação social
(resenha dos premiados escrita pelo meu amigo José Carlos Marques, o meu muito obrigado)

Saber mais em:

Right Livelihood Awards




Palestra proferida por Jakob von Uexkull Globalização: Valores, Responsabilidade e Justiça Global



Sem comentários: