quarta-feira, 25 de março de 2009

O mundo microscópico- Virtual Lab


Ainda aproveitando a Semana das Ciências que estão a decorrer em escolas do País, apresento-vos o Virtual Lab.
O Virtual Lab é um projecto financiado pela NASA, e fornece aos estudantes e interessados no assunto a oportunidade de desvendar o mundo microscópico. O software apresenta diversas imagens obtidas por microscópios de alta tecnologia da NASA (os Microscópio Electrónico de Varredura, Microscópio Electrónico de Transmissão e Microscópios de Luz Fluorescente) apresentando-as em grande resolução. Actualmente estão disponíveis 90 amostras totalizando mais de 62 gigapixels dados de imagem.

O programa acompanha três imagens que são instaladas no computador junto com ele: a amostra da areia de uma praia da Costa-Rica, um regulador de voltagem e a impressão em silicone de uma das faces da moeda de dólar.

No entanto as imagens para descarregar são impressionantes e incluem fotografias das células do sangue humano, amostras de meteoritos, células da pele, insectos, algas marinhas, areia lunar, de fígados e outros órgãos e tecidos humanos e animais.

O projecto é aberto e de código livre o que significa que você pode fazer o download e editar o código fonte do programa (open source).

[Fonte (texto adaptado): Biologia Interativa]

Sem comentários: