terça-feira, 20 de maio de 2008

Concurso "Na Senda de Darwin"


Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro A Origem das Espécies que têm lugar em 2009, o jornal Ciência Hoje lançou, com o apoio do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -, um concurso dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estejam no 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País.
A equipa vencedora – todas as equipas serão constituídas obrigatoriamente por três elementos – terá como prémio três cruzeiros (mais um) nas Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, onde Darwin passou pouco mais de um mês em 1835 e onde fez observações que foram importantes para a elaboração da sua Teoria da Evolução das Espécies. A viagem inclui ainda uma visita de alguns dias ao Equador a que as Galápagos pertencem administrativamente.
A viagem dos vencedores terá lugar nesse mesmo ano de 2009, entre 5 e 15 de Abril, e os estudantes terão de se fazer acompanhar por um(a) professor(a) por eles convidado(a) da escola a que pertencem. A viagem deste professor(a) faz parte do prémio.

Detalhes do Concurso e Formulário de Inscrição (directamente no Ciência Hoje)

Para refectir
Na época da expedição de Darwin (apenas dois séculos antes), os oceanos eram muito ricos. Há registos dessa época de navios que colidiam com manadas inteiras de baleias, tartarugas, tubarões.
Até finais dos anos 80, viam-se corais repletos de miríades de pequenos peixes coloridos, estrelas do mar e ouriços.
Hoje em dia, os oceanos estão muito vazios, repletos de lixo de plástico, os corais morrem e são substituídos por lodo viscoso.

Sem comentários: