segunda-feira, 28 de abril de 2008

Só na foz do rio se ouvem os murmúrios de todas as fontes


Em Portugal estão a desenvolver-se várias acções cívicas e activismo ecológico que insistem na conservação e protecção dos rios e respectivas bacias hidográficas da região onde vivem.Umas estão a ter alguma receptiviadade por parte das autarquias e Estado (ex: Amigos do Rio Leça), mas são muito demoradas e por outro lado, existem novos riscos de descaracterização sócioambiental, poluição e pressão económica (ex:QREN e PIN).
Como se sabe, há sempre muito a fazer. Ficam aqui alguns desses manifestos e ONG que diariamente pretendem salvaguardar a memória dos seus rios, biodiversidade e cultura.

Associação para a Defeza do Vale do Bestança
Corrente Rio Leça
Movimento em Defesa do Rio Tinto (no Sapo)
Movimento em Defesa do Rio Tinto (no Blogger)
SOS Rio Paiva

Agenda

Saída de Campo no Rio Boco 3 de Maio (mais informação aqui)

Esta zona húmida, integrada na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, apresenta um caniçal bem desenvolvido, constituindo assim uma importante área para a conservação das aves selvagens pelo refúgio e local de nidificação. Durante a saída de campo será possível observar, entre outras, as seguintes espécies: Garça-vermelha, Águia-sapeira, Milhafre-preto, Garça-branca, Garça-real, Pato-real e Rouxinol-dos-caniços. Poderemos ainda encontrar marcas da presença da Lontra, que se encontra distribuída pela região.


Vídeo: Maria Bethânia: Águas de Cachoeira, gravado no Teatro do Sesi em Porto Alegre dia 18/11/2006
Título da postagem: poema de Guimarães Rosa

2 comentários:

Associação Por Boassas disse...

Caro João
Antes de mais um agradecimento e felicitações pelo teu empenho em defesa dos valores da vida e do respeito pelo ínfimo pedaço de areia que habitamos. Apenas para informar que também existe uma associação para a protecção do rio da minha terra, da qual fui mentor e fundador, chamada "Associação para a Defesa do Vale do Bestança" (http://www.bestanca.com). Um grande abraço e até breve.
Manuel

João Soares disse...

Vou acrescentar.
Um abraço