quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Verde Eufémia, Zonas Livres de Transgénicos e Saúde Ambiental


Uma armadilha


1.Mais de 10 mil cidadãos portugueses reiteraram já por escrito a sua oposição
aos transgénicos.Algarve foi declarada Zona Livre de Transgénicos em 2004(Fonte:
Transgénicos Fora)

2.90 % do milho vendido em Portugal é transgénico..A acção foi promovida pelo recém-criado movimento Verde Eufémia, tendo contado com a adesão de alguma população local e agricultores biológicos que discordam dos OGM.(Fonte:
TSF )

3. A Greenpeace revelou mais dois estudos: um diz respeito ao milho transgénico NK603 - conhecido como Roundup Ready (RR) tolerante ao herbicida a base de glifosato - produzido pela a multinacional Monsanto e que é potencialmente tóxico.
Outro diz respeito ao milho Guardian, resistente a insectos e pragas e os laboratórios testaram esse cereal modificado em ratos e verificaram que os animais apresentaram até 60 anomalias biológicas, após um prazo de 90 dias (Fonte:
Gazeta Mercantil).

4.Novos Documentários

4.1.

FUTURE OF FOOD1h 29 m, Lily Films,29 de Junho 2007

4.2.

GMOs - PANACEA OR POISON53 m, One Hear Books,4 de Junho 2007

Perante o exposto anteriormente subscrevo por inteiro o Comunicado da Plataforma Transgénicos Fora (PTF, datado de 18/07/2007, que abaixo reproduzo).

Face a informações que circulam sobre uma acção ocorrida ontem, Sexta-Feira,17 de Agosto, que consistiu no pisoteio e inutilização parcial de um campo de milho transgénico no Algarve, a Plataforma Transgénicos Fora (PTF) esclarece não ter qualquer ligação com a referida acção sendo seu princípio essencial actuar sempre de forma a nunca pôr em causa a integridade de pessoas e bens.

No entanto, a Plataforma reconhece que as razões contra a introdução dos OGM na agricultura e alimentação portuguesas são muitas e poderosas. Elas acabarão por se impor pela força da lógica, não pela lógica da força. Os agricultores não devem ser duplamente penalizados:

- Pelo logro a que as empresas da engenharia genética os conduziram;

- Pelas acções nocivas de alguns grupos (embora com a intenção de defender o futuro da agricultura e dos agricultores portugueses).

Recorde-se que o Algarve se declarou, em 2004, Zona Livre de Transgénicos no âmbito da respectiva Associação de Municípios à semelhança do que ocorreu posteriormente em várias dezenas de Municípios Portugueses e do que tem vindo a decorrer em milhares de Municípios e Regiões da União Europeia.

Não partilhando os métodos da acção de protesto de ontem, a PTF, de acordo com os dados de estudos de opinião a nível Nacional e Europeu, relembra que os OGM não são benvindos pela maioria da população portuguesa.

Por essa razão, o Governo é chamado a iniciar um esforço alargado de auscultação e discussão por forma a salvaguardar os interresses dos agricultores que não desejam os seus campos contaminados por transgénicos e dos consumidores que clamam pelo direito à escolha, e de modo a evitar que se agudizem conflitos quanto a esta matéria controversa e sensível.


Foto: Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

Sem comentários: