sábado, 25 de agosto de 2007

Toca a Poupar Água!!!


Escassez da água é um grave problema para a humanidade!!
Segundo a ONU, vinte e seis países com cerca de 232 milhões de pessoas sofrem com a escassez da água. Caso as nações em desenvolvimento não fecharem suas torneiras, terão de investir mais de US$ 700 bilhões nos próximos anos para não morrerem de sede.

Portugal tem uma percentagem elevada (40%) de perdas nas redes de distribuição de água para consumo humano. Para uma melhor gestão dos recursos hídricos, é essencial que se desenvolvam métodos, mecanismos e comportamentos de uso mais eficiente.
Os desperdícios do uso da água são muito elevados, quer no sector doméstico, quer no sector agrícola. 50% das águas residuais produzidas em Portugal não têm um tratamento conveniente.  É importante investir num sector de tratamento que garanta a qualidade da água para ser reutilizada em, por exemplo, regas de jardim ou limpezas de pavimentos.

Por exemplo no México, cidade (!) os investigadores descobriram que os proprietários das florestas à volta do vale TÊM mesmo que a preserva-la a todo o custo, caso contrário, a megacidade, com quase 30 milhões de habitantes...secará completamente.A água é um assunto sério. Existem alertas laranja por causa da escassez de água nesta cidade!!!

Quais foram, e são ainda, as Medidas sugeridas no Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA, 2001)? Consultar aqui

Postagens anteriores no BioTerra

12 dicas para poupar água nos jardins

Pico da Água (Peak Water), Água e Conflitos Armados, GEE e Barragens, Seca e Centrais Nucleares

Valor Económico da Água (e-livro)

Sem comentários: