terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O que se passa no mundo da taxonomia- nomes de espécies podem resultar de fãs de rock, amantes e ridicularização de ditadores


Quando um naturalista ou taxonomista descobre uma nova espécie, tem o privilégio de lhe dar um nome.


Richard Fortey, paleontólogo do Museu de História Natural, fala de um colega chamado Rousseau H. Flower que desprezava os comunistas e chefes do Partido Comunista, então ele nomeou um verme que ele descobriu, Khruschevia ridicula, depois do ex-líder soviético Nikita Khrushchev. Por outro lado, Fortey tinha um amigo que amava a banda punk Sex Pistols e nomeou alguns antigos trilobites após Sid Vicious e Johnny Rotten: Sid viciousi e Johnny rotteni.
Um estudioso de insectos e amante das senhoras, G.W. Kirkaldy utilizou a nomeação de suas espécies para comemorar as conquistas românticas . Ele descobriu uma variedade de insectos que ele nomeou usando o sufixo grego chisme, que significa beija-me.
Kirkaldy, em seguida, colocou chisme atrás de uma longa lista de namoradas dele, por isso hoje existem insectos chamados Polychisme, Marichisme, Dollichisme (e é muito longa a lista!).


Sem comentários: