segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Sobre o Poema do Dia, na Página do Ambiente da Confagri

Sampa

Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e Av. São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas
Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e Av. São João

Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vem de outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mas possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E os novos baianos te podem curtir numa boa

Caetano Veloso


De forma persistente e continuada, a página do Ambiente da Confagri saúda os seus leitores com Poemas.
Já transmiti pessoalmente à Cátia Rosas o meu agradecimento e desejos que esta iniciativa nunca acabe.
Tenhamos confiança que a Arte e os Autores serão compreendidos mais tarde ou mais cedo pelos nossos jovens e também nós professores/educadores sejamos eficientes e capazes, sem medo de lhes dizer cara a cara o porquê do nosso maior respeito que temos pela Arte e pelos Autores, o que nos ensinam, que são nossos companheiros e amigos e quantas vezes foram e são auxiliares na dor, na nossa incompreensão, dando-nos pistas, soluções que não encontramos nos cartões de crédito nem em futilidades ou nesta época de entretenimento e felicidade aqui e agora...
E os jovens irão (re)aprender...Tenho felizmente muitos exemplos disso.
De um sorriso atento e dedicado nos devolvem!
Até dos pais...
Penso que a crise da Educação que atravessamos,como todas, é passageira ...sejamos positivos na acção.
Mantenhamos em nossas mãos e coração a vela acesa da Arte, do Poema, da História e da Ecologia.

Sem comentários: