segunda-feira, 22 de maio de 2006

Quimiodiversidade versus Biodiversidade


Estamos longe dos tempos em que uma farmácia apenas desempenhava o papel essencialmente prescritivo ou de saúde...estamos perante o fim da linha de uma indústria e de um marketing poderosíssimos que vai preenchendo os últimos resquícios de que nos faz HUMANOS.
Há pastilhas para quase tudo: pastilhas para o bom-humor, pastilhas da juventude, comprimidos e poções para reduzir peso,pastilhas para matar a dor e a angústia, pastilhas para regular ritmos biológicos numa sociedade insuportavelmente veloz.....

Ora bem, mas as pastilhas, as poções e comprimidos são o produto final também....por detrás está instalada uma verdadeira indústria, desde contratação de técnicos de várias áreas de investigação, empresas fabris, empresas de serviços (bancos,meios de inforamção-radio,TV,Jornais) e indústria da moda,com enormes custos ambientais. Muitos são já conhecidos, há alguma legislação e directivas, mas ainda não estão eficazes no terreno.

Esses, no seu conjunto, como um sistema, trabalham em função das leis de mercado e são fazedores de sonhos...materiais apenas, reduzindo-nos (os que se deixam apanhar nesta teia) a máquinas acríticas de consumo....

Somos induzidos pela publicidade e marketing, que apenas procuram aumentar a procura e fazem com que o primeiro amigo seja o farmacêutico, a farmácia ou as lojas de venda livre.

Numa próxima nota abordarei outra vez a indústria quimiofarmaceutica, os seus lucros e ramificações.....e o fenómeno do greenwashing

Este tema/alerta da banda The Fall, que a seguir transcrevo, datada já de 1986, já abria os olhos dos seus admiradores para o ciclo auto-destrutivo da relação Homem-Fármacos....


Mr Pharmacist (The Fall, 1 de Setembro de 1986)
Mr Pharmacist
Can you help me out today
In your usual lovely way
Oh Mr Pharmacist
I insist
That you give me some of that vitamin C
Mr Pharmacist
Dear Pharmacist won't you please
Give me some energy
Mr Pharmacist
Hey Mr Pharmacist
I'll recommend you to my friends
They'll be happy in the end
Mr Pharmacist can you help
Send me on a 'delic kick
Mr Pharmacist
Dear Pharmacist use your mind
You better stock me up for the wintertime
Mr Pharmacist
Hey Mr Pharmacist
Words cannot express
Feeling I suggest
Oh Mr Pharmacist
I can plead
Gimme some of that powder I need
Mr Pharmacist
Dear Pharmacist
I'll be back
With a handful of empty sack
Mr Pharmacist

Biografias:

Entrevistas || Documentários

Maior vigilância e uma posição mais crítica do uso e destino dos medicamentos é preciso e é urgente

A Quercus em Fevereiro deste ano denunciou a ValorMed por esta persistir na incineração, apesar desta ONGA desde o início da constituição da VALORMED, através da participação nas reuniões do Conselho Consultivo, ter vindo a alertar para a possibilidade da reciclagem destes resíduos objectos de recolha selectiva nas farmácias que resulta do esforço do cidadão (ler a restante notícia).

Verificar muito bem a composição de muitos medicamentos e produtos de uso pessoal. Ser amigo da prevenção e precaução médicas. Somos o que comemos, portanto devemos preferir alimentos provenientes da Agricultura Biológica.

As Lágrimas
As lágrimas podem não só ser de perda...também sorrimos vertendo lágrimas quando os nossos alunos/filhos nos maravilham, quando vemos surgir um fruto de uma árvore que plantamos , num projecto socioambiental que recebemos o afecto reconhecido do público alvo....

Lágrimas de dor, de fé, de esperança, de amor, de afecto, de incompreensão, de humor....de lágrimas é feito muito do nosso trabalho nestes dias incertos.

Partilho convosco mais este tema musical que eu amo muito. Que tema tão profundo. Espero que gostem também.

Música clique aqui Tears (The Chameleons)
Letra

It's just coincidence
Well, you can talk that way
But I have to say I don't believe in it
It was a chill of chance,
I decided to dance the days away
And I wasn't worried at all
Sneaking through the back door
No, I wasn't worried at all
Dreams are what you live for
Waiting for the light to turn green
Carry me home
To the kindest eyes that I've ever seen
Carry me home
Well, can you tell me how will it be now?
How will it be?
Can you tell me, how will it be now?
How will it be?
Well we were younger then,
And the days were long and slow
But were we wiser then?
I couldn't say, I wouldn't know
But I wasn't worried at all
I had someone to run to
And I wasn't worried at all
I knew which way the wind blew
Counting out the chaos and gloom
Carry me home
And I watched the ceiling spin round the room
Carry me home
Well, can you tell me, how will it be now?
How will it be?
Can you tell me, how will it be now?
How will it be?
In the real world, how will it be?
In a cold world, how will it be?
In a lonely world, how will it be?
Will the ghosts just stop following me?
No, now drawn into the sun
He was the only one
In the real world, how will it be?
In a cold, cold world, how will it be?
Beck and call, beg and crawl, how will it be?
Will the ghosts just stop following me?
No, now drawn into the sun
He was the only one
And so I'll remember you,
I'll remember the days and the thousands of ways you pulled me through,
And dream of all the things you've seen,
Of all the faces and all of the places you have been,
Now you have no phone and you have no name and you have no number,
And it comes to an end in the blink of an eye and it makes me wonder...

Sem comentários: