segunda-feira, 6 de março de 2006

Thoreau versus Consumismo




* "Ao invés de amor, de dinheiro, de fama, me dê a verdade"

* "A não ser quando nos perdemos, ou noutras palavras, quando perdemos o mundo, é que começamos a nos descobrir e perceber onde estamos e o infinito alcance de nossas relações."

* "Os homens, em sua maioria, aprenderam a ler para satisfazer a uma mesquinha conveniência, assim como aprenderam a calcular a fim de organizarem sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual. Contudo, num sentido elevado, a leitura é exatamente isso, não o que nos acalenta como um luxo e faz adormecer nossos mais nobres sentidos, mas o que nos coloca em alerta e a que dedicamos nossas horas mais intensas."

* "Não basta uma informação de como ganhar a vida simplesmente com honestidade e honra, mas que tal ato seja atraente e glorioso, pois se ganhar a vida não for atraente e glorioso não é a vida que se ganha."

* "A comunidade não tem suborno capaz de tentar um homem sensato. É possível levantar dinheiro suficiente para perfurar um túnel numa montanha, mas não é possível levantar dinheiro suficiente para contratar um homem que se ocupe com a sua própria vida. Um homem eficiente e valoroso faz o que pode, quer a comunidade lhe pague ou não. Os ineficientes oferecem a sua ineficiência a quem pagar mais, e sempre anseiam por uma colocação. Seria de se supor que eles raramente ficassem desapontados."

* "Muitas vezes perco a esperança de conseguir neste mundo algo de simples e honesto com ajuda dos homens. (...) Não esqueçamos, no entanto, que grãos de trigo egípcio chegaram até nós por intermédio de uma múmia."

Para saber mais:

2 comentários:

Nuno disse...

O Thoreau está mais actual do que nunca e é o principal motivo da minha "morada" digital.

http://aprocuradewalden.blogspot.com/

Um apanhado oportuno!

João Soares disse...

Viva, Nuno!
O seu espaço também é muito relevante. Irei ler com mais detalhe e deste modo, estabelecendo um contacto mais estreito.
Thoreau é de facto um pensador a estudar e divulgar mais entre nós. Thoreau, a par de Benjamim Franklim foram os pais do naturismo nos States. Dizia Thoreau quando passeava nú nos bosques que ia tomar "banhos de ar". Que belo e nobre pensar!
Um abraço