terça-feira, 29 de novembro de 2005

Excesso de emissões de CO2 em Portugal- Louçã alerta para multas

Multas ambientais podem custar duas Otas

Francisco Louçã alertou na quarta-feira 23 para o facto de, se não houver uma mudança de política rápida e urgente, Portugal terá de pagar a partir de 2007, e de acordo com o Protocolo de Quioto, de 1500 a 2000 milhões de euros de multas por excesso de emissões de CO2, responsável pelo efeito estufa. Este valor corresponde a duas vezes o investimento público previsto para a OTA ou três anos do funcionamento das SCUTs.

Há dias falamos na Área de Projecto sobre automóveis alternativos e os alunos perguntaram-me onde há postos de abastecimento de carros híbridos/eléctricos? E as oficinas?


A vantagem consiste em armazenar energia excessiva (por exemplo travagens) produzida pelo motor a combustão e depois reutiliza-la com o motor eléctrico (exemplo arranque).
Para isso essa energia precisa de ser armazenada em baterias no veículo.
Sendo assim, os veículos usam combustível vulgar, e podem abastecer em qualquer posto de combustível convencional.
Alguns veículos híbridos permitem carregar directamente essas baterias. É a mesma situação dos veículos eléctricos, pois estes não possuem motor a combustão. (exemplo algumas scooters)
Nesses casos o "posto de abastecimento" é simplesmente a tomada eléctrica lá de casa.

Qualquer oficina repara carros híbridos.
(Obrigado Carlos Oliveira e Francisco Ferreira pelos esclarecimentos prestados).

Documentário fundamental

Começa a ser cada vez mais tentador o mudar de automóveis para eléctricos, híbridos e utilizar scooters e/ou bicicletas elétricas ou a energia metabólica.
Se nada fizermos pagaremos multas com o custo de duas OTAS, como alerta e muito bem o Prof. Francisco Louçã

Sem comentários: