quarta-feira, 24 de agosto de 2005

É urgente interiorizar a equação Bio+Geo+Homo=1

Por vezes ponho-me a reflectir perante tantos fundamentalismos e tantos apelos ao humanismo e constato que na equação de desenvolvimento económico e qualidade de vida é (quase sempre) ignorada a componente Ambiente. Muito me agradaria a ideia que muitos de nós tivéssemos em mente a utópica equação Bio+Geo+Homo=1 para representar o grande Ecossistema que é a Terra - e note-se é apenas e só o único planeta com Vida- e o garante de um equilíbrio evolutivo e por muitas gerações .
Mas perante o problema da banalização dos incendios em Portugal, por exemplo ou a nível global, das alterações climáticas sem que o Homem se proponha a mudar o status quo das suas sociedades verdadeiramente insustentáveis , não será que a equação mais correcta seja Bio+Geo = Terra - Homo??? Penso que não, mas depende de todos nós.


Esta fotografia foi tirada por mim na Serra da Arada- S.Pedro do Sul em Maio de 2005.

P.S: No contexto da cíclica devastação causada pelos incêndios florestais, aconselho a leitura de um manifesto que a Liga para a Protecção da Natureza apresentou para enfrentar os problemas que crê estarem na base deste flagelo.

Sem comentários: