quarta-feira, 27 de julho de 2005

Que Terra queremos deixar às nossas crianças?

A rua é das crianças

Ninguém sabe andar na rua como as crianças. Para elas é sempre uma novidade, é uma constante festa transpor umbrais. Sair à rua é para elas muito mais do que sair à rua. Vão com o vento. Não vão a nenhum sítio determinado, não se defendem dos olhares das outras pessoas e nem sequer, em dias escuros, a tempestade se reduz, como para a gente crescida, a um obstáculo que se opõe ao guarda-chuva. Abrem-se à aragem. Não projectam sobre as pedras, sobre as árvores, sobre as outras pessoas que passam, cuidados que não têm. Vão com a mãe à loja, mas apesar disso vão sempre muito mais longe. E nem sequer sabem que são a alegria de quem as vê passar e desaparecer.


Leio e releio imensas vezes este texto de Ruy Belo.

Logo no preâmbulo da Carta da Terra começa por afirmar: Estamos num momento crítico da história da Terra, numa época em que a humanidade tem de escolher o seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro encerra, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para avançar, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana, e uma só comunidade na Terra, com um destino comum. Devemos conjugar forças para gerar uma sociedade global sustentável, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos, universais, na justiça económica, e numa cultura da paz. Para alcançar este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos a nossa responsabilidade uns para os outros, para com a grande comunidade da vida, e para com as gerações futuras.

Esta ideia é a alma fundadora deste projecto chamado Bioterra. Mais livre das obrigações profissionais, durante o fim de semana até hoje resolvi alterar o template do BioTerra. Assim, coloquei em primeiro lugar as crianças:
1. um jovem a observar o mundo, que clicando na imagem dá acesso ao site da Corpwatch
2.um jovem da favela do Rio de Janeiro, que clicando na imagem têm acesso às actividades dos meus amigos da Ecopop
3. uma menina chinesa, que clicando na imagem dá acesso a um grande acontecimento internacional, o ECOASIA.
Sabem que é possivel desenvolver uma Agenda 21 em Família??
Somos ou não somos construtores do futuro??

Sem comentários: