segunda-feira, 6 de junho de 2005

O dever do cuidado- especial atenção aos comportamentos dos citadinos

Ontem, Dia Mundial do Ambiente, fui, à tarde, ver a Feira Ecológica aqui em Matosinhos, com expositores das prinicpais ONG do Porto.Revi bons amigos e comprei uns mirtilos saborosos para o lanche... À noite, no telejornal passou um breve notícia acerca do atlas do PNUMA e que mostra as ameaças da expansão urbana no planeta e fiquei atónito especialmente quando mostaram as imagens do avanço enorme das estufas no Sul de Espanha!! 
TANTA FALTA DE CUIDADO!! 
A notícia, muito rápida, merecia um maior impacte,até algum debate mas como sabemos....a TV em Portugal é mairitariamente só publicidade, telenovelas e futebol.... Fui à procura de maior detalhe sobre isto e aqui está, pelas mãos de um jornal brasileiro, esta notícia mais detalhada.
Atlas mostra expansão urbana dramática no planeta ( excertos seleccionados) Os habitantes dos centros urbanos são os principais responsáveis pelo aquecimento global, mas poucos efeitos são percebidos porque atingem principalmente, até agora, regiões isoladas e pouco habitadas. A afirmação parte do diretor do Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente (Pnuma), Klaus Töpfer. "As cidades usam grandes quantidades de recursos como água, alimentos e madeira enquanto também produzem uma grande quantidade de lixo", afirma Töpfer.

"As pessoas que vivem em São Francisco (EUA) ou Londres devem olhar essas imagens de desmatamento ou degelo do Ártico e pensar o que elas têm a ver com isso. Mas seu impacto se estende além das fronteiras físicas, afetando países, regiões e o planeta como um todo."

Na sexta-feira, o Pnuma lançou um novo atlas ambiental que compara e contrasta imagens de satélite de mais de 80 pontos nas últimas três décadas. A intenção do livro, diz Töpfer, é educar os cidadãos - especialmente os que moram em países industrializados - que seu estilo de vida pode destruir a natureza.

Em Las Vegas, área metropolitana que mais cresce nos Estados Unidos, a população subiu de 24 mil habitantes na década de 1950 para 1 milhão hoje - em dez anos, a previsão é que ela dobre. Como resultado, o nível do Lago Meade, cuja água é usada em casas e para irrigar campos de golfe, caiu 18 metros de 2000 para 2003.

"As imagens são tão impactantes como aquelas após o tsunami na Ásia", afirma Peduzzi. Outras fotos mostram os efeitos do crescimento das estufas na Espanha e a redução das florestas tropicais na América do Sul."

Sem comentários: