segunda-feira, 28 de março de 2005

Planeta Água

Livros: A ONU calcula que o conjunto das necessidades básicas de alimentação, águapotável, educação e cuidados médicos da população mundial poderia ser coberta com uma taxa de menos de 4% sobre a riqueza acumulada das 225 maiores fortunas. Satisfazer os requisitos básicos de água e saneamento de todo o mundo custaria apenas 13 biliões de dólares, sensivelmente, a mesma quantia que a população dos Estados Unidos e da União Europeia despende anualmente em perfume. - Ignacio Ramonet, (1998). The politics of hunger.



Blogosfera: Há 800 mil portugueses sem água canalizada, o que corresponde a 8% da população do país. Na Europa, 140 milhões de pessoas, 16% da população, não tem água canalizada em casa, dos quais 41 milhões não têm sequer acesso a água potável. Ora, isto acontece na Europa dos dias de hoje, a Europa industrializada e rica, da União Europeia e do Euro. Uma das zonas mais ricas do planeta. A nível global dão-se diariamente 22 mil mortes por falta de água potável. 1,1 mil milhões (mais de 1/6 da população mundial) não tem acesso adequado à água.


Bem-vindos amigos do Terra-Viva à blogosfera!


Campanhas 1 Além da Quercus, Geota e LPN, multiplicam-se campanhas de gestão eficiente da água.O Ecoclube de Mindelo aproveita a efeméride para lançar uma campanha de sensibilização para a poupança de água. A partir de hoje serão realizados inquéritos porta-a-porta, em toda a Freguesia, com o objectivo de analisar os comportamentos em termos de consumo de água. Foram produzidos 1.000 exemplares de um folheto com conselhos práticos para a poupança.


Campanhas 2 - e as autarquias de que estão à espera?


Já agora não esqueçam a importância da poluição da água e seus efeitos para a nossa sobrevivência e dos organismos vivos!

Agora também somos o País do golfe, não é? Bem, nunca se sabe, agora com o aquecimento global irreversível se não vêm crocodilos para o Algarve!

Sem comentários: