domingo, 27 de março de 2005

Marcha pelo decrescimento do consumo - um exemplo do ecologista francês François Schneider

François Schneider parte sobre as estradas, a pé, com um burro. O objectivo: ir ao encontro dos seus contemporâneos para sensibiliza-lo para a necessidade do decrescimento. Foi um tempo em que os vendedores desempenhavam um papel extremamente importante nas campanhas. Permitiam trocas indispensáveis entre regiões e difundiam também certas notícias.
Nem as nossas campanhas nem as nossas cidades têm necessidade mais de marmitas, nem sal hoje em dia. Não faltamos mais, para a maior parte, de necessidades básicas. Enquanto que a superfície urbanisée aumenta incessantemente, que importamos sempre mais bens inúteis, que as viagens aumentam incessantemente em velocidade e distância, e que perturba as nossas escolhas de materiais com vida curta  ou produtos meio usados, muito devido em parte dos meios de comunicação social e a classe política que é dedicada a um culto estranho do crescimento e sempre mais. Na nossa sociedade não falta bens e serviços, faltamos em contrapartida de divisão das riquezas e faltamos de decrescimento do nível médio de consumo. O nível de consumo de recursos e de poluição imputável aos países da OCDE (França inlcuída) cria um risco para os ecossistemas mundiais e um modelo devastador para o resto do mundo. Perante o bloqueio dos canais de informação temos necessidade de novos vendedores, também não dos vendedores de bens, mas dos vendedores de ideias, dos vendedores de decrescimento. A 28 de Julho de 2004, assim decidi partir com a burra Jujube para experimentar o ofício de vendedor de decrescimento. Assim deixei Luc-en-Diois, uma aldeia de 500 habitantes do fundo do vale do Drôme, para juntar-se a Thiviers na Dordogne, onde realiza-se uma universidade de verão do decrescimento, seguidamente o oceano.
Acompanhe o dia a dia de François Schneider e informe-se aqui mais porque desenvolvimento é a guerra e porque é importante a Carta do Decrescimento.

Sem comentários: