domingo, 31 de julho de 2005

Aconteceu a entrada de milho transgénico em Portugal

A Plataforma Transgénicos Fora do Prato está empenhada em impedir o cultivo de milho transgénico em Portugal, cujo arranque se prepara já para o mês de Abril. Para isso enviou aos dois ministros relevantes (Agricultura e Ambiente) duas cartas de protesto.
Se os participantes deste blogue quiserem colaborar e dar-nos força, é muito simples: escrevam também.

Mandem uma nota breve ou carta simples aos ministérios a dizer que têm de suspender imediatamente o cultivo de transgénicos em Portugal.

Qualquer método serve - o importante é que escrevam e peçam aos amigos para fazer o mesmo. Obrigada!

Contactos:
Ministério da Agricultura
Praça do Comércio1100 Lisboa
Fax: 21 323 4604
Ministério do Ambiente
Rua do Século 511200
LisboaFax: 21 323 2531


Estudo britânico conclui que OGM são nocivos para o ambiente
22.03.2005 - 11h36 Lusa, AP
Um estudo encomendado pela comissão científica do Ministério do Ambiente doReino Unido conclui que os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) sãoprejudiciais para a fauna e flora. Os autores do documento afirmam que ospássaros e os insectos preferem as culturas normais às transgénicas.Ao longo de quatro anos, os autores do estudo compararam campos de culturas OGMde colza com campos tradicionais e constataram que nos primeiros havia menossementes, abelhas e borboletas.As sementes de colza (como muitos outros OGM) estão concebidas para resistiraos herbicidas. Contudo - assinalam os cientistas - as sementes de colza nãorepeliram o crescimento de ervas daninhas e forçaram os agricultores a utilizarprodutos mais fortes para combater as parasitas. As ervas daninhas cresceram emigual número em ambas as plantações, mas na de colza havia menos ervas daninhasde folha larga, cuja escassez resultou no aparecimento de cada vez menosinsectos, refere o relatórioPara as associações ecologistas, os resultados deste estudo provam que os OGMsão nocivos para o ambiente e que deveriam ser proibidos no Reino Unido, onde amaioria da opinião pública os rejeita.O secretário de Estado do Ambiente britânico, Elliot Morley, disse que este é oestudo "mais importante até agora realizado no mundo" e reiterou a conduta doGoverno britânico nestas questões: analisar caso a caso os pedidos deautorização de culturas OGM.A Comissão Europeia deverá aprovar hoje um documento de orientação sobre estamatéria no qual constata o "número crescente" de regiões da Europa queanunciaram a intenção de recusar culturas de OGM nos seus territórios.Num comunicado comum, divulgado ontem em Bruxelas, várias organizaçõesnão-governamentais, entre as quais a Greenpeace, congratularam-se com o factode a Comissão Europeia "reconhecer a exigência crescente de zonas sem OGM naEuropa", mas lamenta que prossiga com o processo de autorização de novos OGM.

Sem comentários: