sexta-feira, 25 de março de 2005

A negociata do carbono

A tradução não é das melhores, mas compreende-se que é importante estarmos alerta com o comércio de emissões (ETS - emissions trading scheme). No Ondas ( ele não levará a mal que retire esta parte da sua mais recente postagem) explica que é um dos 3 mecanismos de implementação do protocolo de Quioto, cujo objectivo é impôr aos países industrializados a redução nas suas emissões de gases com efeito de estufa (CO2 e metano) 5.2% relativo aos níveis de 1990. O esquema europeu cobra actualmente cerca de 12.000 empresas que geram cerca de 64% dos gases com efeito de estufa. Esta quota exclui os gases dos transportes e os produzidos pelas famílias. Este comércio implica que a indústria tem de limitar as suas emissões quer pela introdução de tecnologias limpas quer pela negociação da sua quota. Se, por exemplo, uma central de energia está a produzir 10% mais do que o estabelecido pelo governo, poderá comprar toneladas de carbono a uma empresa mais limpa que esteja a poluir muito menos do que o limite que lhe foi estabecido. O mercado nunca funcionará devidamente enquanto todos poderem poluir tanto que apenas alguns se poderão dar ao luxo de comprar as sobras das empresas mais limpas. E é isso que está a contecer na Europa. Ver mais sobre a negociata do carbono.
Fiz algumas outras investigações e descobri esta excelente ONG, a Carbontrade Watch que nos alerta para a já desflorestação exercida nas terras brasileiras pela monocultura do eucalipto. Agora também pelo comercio de meissões estas são consideradas carbono-redutoras da região Norte!!! Vejam as fotografias!!
O monoculture do eucalyptus emergiu em Brasil sem o consultation de povos locais. Rather, foram forçados fora de suas terras brutal durante o dictatorship militar. Aqueles que resistiram tudo têm as histórias a dizer. Histórias que o banco de mundo, as instituições financeiras, as companhias e os governos nunca se incomodaram ouvir. As plantações do eucalyptus são responsáveis para uma lista longa da degradação ambiental que faz exame de muitos formulários including a água e a contaminação do solo com o over-use de agro-toxics, da diversão da água, poluição de ar, e nos danos irreversible de alguns casos à outra espécie da planta e do animal. Todos estes fatores, por sua vez, afetam a vida humana - primeiramente em comunidades rurais. "o modernisation agricultural" introduzido perto após governos militares e civis de rupturas de imposto maciças envolvidas Brasil, de empréstimos e de outros formulários do auxílio do governo a fim construir o infrastructure industrial para a exportação. O monoculture em grande escala do eucalyptus tem um history longo da sustentação das instituições financeiras internacionais (IFIs). O formulário o mais novo da expansão neo-liberal no setor é projetos negociando a poluição. A emissão que se negoceia agora aparece no horizonte como um outro obstáculo no esforço. O pretnso "Desenvolvimento Sustetavel" considera que as plantações são "carbono redutores" para os níveis perigosos da poluição no norte.
Para obter mais informações
http://www.sinkswatch.org/
http://www.cdmwatch.org/
http://www.wrm.org.uy/
http://www.cornerhouse.org/
http://www.fase.org.br/
http://www.fern.org/
http://www.risingtide.org.uk/

Sem comentários: