sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

As Cartas Educativas e a Educação Multicultural....suas implicações sócio-ambientais

Nestas eleições pouco ouvimos sobre o ambiente e muito menos da imigração, por exemplo ou das cartas educativas. No que respeita às Cartas Educativas, as suas implicações no desenvolvimento socio-ambiental, progresso e aprendizagem dos alunos é MUITO QUESTIONAVEL. 

Uma política diferente para a educação tem que responder, antes de tudo, ao desafio expresso na Constituição da República quando prescreve que "O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população"(artº 75º). A Lei fundamental do país prescreve ainda no seu artº 73º que "Todos têm direito à educação e à cultura e ainda que "O Estado promove a democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida colectiva". 

No que refere à imigração, também tem implicações no nosso NOVO MUNDO da GLOBALIZAÇÃO. Nas nossas escolas e no Ensino Público já há alunos estrangeiros. Penso que o livro "Levantando a Pedra"- Da Pedagogia Inter/Multicultural às Políticas Educativas numa Época de Transnacionalização" de Stephen Stoer e Luíza Cortesão ( Ed. Afrontamento ISBN 972-36-0499-X) é um bom auxílio e merece o maior destaque possível a fim de professores, nós os bloggers e outros cidadãos estejam mais sensíveis e mais disponíveis a aceitar a "diferença". 

No que refere ao cruzamento de tudo isto penso que este pensamento de LynnMargulis conclui bem o que eu pretendo equacionar:"If we wanted to survive the ecological and social crises caused by ourselves, we would probably be forced to undertake radically new and dramatic community enterprises." 

Para finalizar também deixo um artigo co-relacionado e de muito interesse: Eleven peace education ideas for dealing with the war 

A Preservação do Ambiente ( Sustentabilidade) é uma aposta na Paz!

Sem comentários: