quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Consumismo=Felicidade?

Parece incrível o que eu oiço vulgarmente dizer que a melhor coisa para curar o stress e a agressividade do nosso dia a dia e não pensar muito sériamente nos problemas é ir às compras: comprar um lenço, aquele livro,este CD, um perfume,comprar,consumir, consumir...No entanto é este hábito-cultura-alienação que urge desestruturar, estarmos mais conscientes e despertar a nossa consciência e responsabilidade que o consumismo e consumidor são aspectos bem diferentes e, que a nossa atitude deve ser mais CONSUMACTOR do que CONSUMIDO!Deixo aqui e reitero o comunicado do Grupo Gaia, referente ao ano 2003, mas muito actual e o Grupo está novamente a preparar mais uma acção de sensibilização no DIA SEM COMPRAS.Colaborem.

***************
29 de Novembro
DIA SEM COMPRAS
***************

O GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, integrado num movimento internacional constituído por vários movimentos sociais e ecológicos, assim como indivíduos, promove, em Portugal, mais um DIA SEM COMPRAS, que terá lugar no próximo dia 29 de Novembro.


Este dia pretende alertar para uma sociedade cada vez mais consumista e funciona como um desafio à sociedade portuguesa em geral, no qual, qualquer pessoa pode participar, a única condição é não consumir.

Este ano a mensagem é clara: comprar menos, viver mais! Tentar uma vida simples por um dia, passando o tempo com aqueles que gostamos em vez de gastar dinheiro com eles. É também um dia de reflexão sobre as consequências ambientais, sociais e éticas do consumismo. Os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20% da população mundial consomem 80% dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcionado de danos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza.

O actual padrão e nível de consumo dos países desenvolvidos, por vezes até compulsivo, aliado a um crescimento da população mundial, ainda que globalmente esteja em desaceleração, têm-se reflectido no Ambiente com consequências preocupantes: alterações climáticas, perda de biodiversidade, poluição da água e do ar, entre outros. Embora estes problemas sejam globais, não se pode deixar de referir que é nos países subdesenvolvidos que estes têm maior impacto, países cujas populações pouco ou nada beneficiam com a exploração dos seus recursos e que estão na sua maioria entregues à pobreza.

O crescimento económico actual assenta em bases que não são sustentáveis e pode-se em breve alcançar os limites físicos do planeta, situação há muito descrita pelos ambientalistas. É nesta perspectiva que se inserem temas como o desenvolvimento sustentável, um dos temas centrais da Cimeira de Joanesburgo, o comércio justo, que tem mais em conta a assimetria Norte-Sul e o meio ambiente, e campanhas como o Buy Nothing Day (Dia sem Compras).

Como consumidores que somos temos que questionar os produtos que compramos e quem os fabrica acerca da sua origem e processo de fabrico. Quais são os verdadeiros resíduos resultantes da sua produção? Quais as condições de trabalho e o nível de vida dos trabalhadores? O que nos leva a esta sede de comprar? Será a necessidade?

O dia sem Compras pretende ser um dia, um primeiro dia que sirva de exemplo para uma mudança de consciência e até de estilo de vida, para um consumo mais responsável e racional. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação da Terra e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.

É neste espírito que o GAIA vem informar e alertar a população portuguesa para que dia 29 seja efectivamente um dia diferente.

Sem comentários: