domingo, 4 de julho de 2004

Relatório Pintasilgo | População e Qualidade de Vida | Cuidar o Futuro


Comemora-se em 11 de Julho, o Dia Mundial da População, assim como o 10º aniversário da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento realizada no Cairo, promovida pelas Nações Unidas em Setembro de 1994. 

Sendo este um tema sempre actual, irei promover o debate no BioTerra sobre as implicações sócio-ambientais e novos problemas políticos e éticos provocadas pelos fenómenos populacionais do mundo moderno, tendo como base de trabalho o Relatório Pintasilgo, relembrando e contribuindo para a divulgação de tão importante documento idealizado pela Engª. Maria de Lourdes Pintasilgo, enquanto Presidente da Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida e que foi concluído em 1998. 

Trata-se de um Relatório pioneiro e muito exigente como era próprio do seu espírito. 

Não me repugna caminhos que não são tradicionais eis em suma o que a movia em tudo que se empenhou: na procura de soluções para reorganizar o espaço da Política, Trabalho, Educação, Ambiente e Justiça em prol do combate ao subdesenvolvimento e no aprofundamento da igualdade e da dignidade humana.

Sem comentários: