sábado, 26 de junho de 2004

Sabe o que come?


Organismos Geneticamente Modificados entram ilegalmente em Portugal

Na LUSA e Quercus: "A recém-criada plataforma portuguesa contra organismos geneticamente modificados* (OGM) avisou sábado que estão a entrar ilegalmente em Portugal alimentos manipulados não aprovados pela União Europeia."

"Em declarações à agência Lusa, Margarida Silva, responsável da "Plataforma Transgénicos Fora do Prato", disse que as "fronteiras marítimas portuguesas não têm qualquer controlo para os OGM".

"Muitos navios vindos dos Estados Unidos ou Argentina para descarregar cereais chegam a Portugal e despejam-nos nos silos sem que haja controlo. Esses cereais podem ser legais nos países de origem, mas em Portugal não são, porque muitos não estão sequer autorizados pela União Europeia", explicou.

Os OGM são desenvolvidos pelas indústrias de biotecnologia para resistir a doenças, a herbicidas e a insectos. Os alimentos trasngénicos são geralmente maiores e têm mais probabilidade de originar uma produção rentável.

Para Margarida Silva, todos os importadores de matérias-primas alimentares deviam ser obrigados a apresentar à entrada em Portugal um certificado que comprovasse a ausência de OGM.






Sem comentários: