segunda-feira, 5 de abril de 2004

EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Olimpio Araujo Junior


Viver em um meio ambiente sadio e equilibrado é direito e desejo de todos, indiferente da classe social, etnia ou credo, mas devemos nos lembrar também da nossa responsabilidade na manutenção e conservação deste ambiente. Sabemos que um indivíduo só se torna um cidadão através das relações estabelecidas com os demais cidadãos, com a sociedade e com seu ambiente.

Um cidadão deve ter consciência de seus direitos e deveres, participando da luta democrática na defesa dos mesmos. Esta luta deve incluir a defesa dos ambientes naturais e antrópicos.

É neste momento em que a importância da educação fica ainda mais evidente. Não é possível falar em construção da cidadania sem pensar na prática educacional.

É de conhecimento de todos que grande parte dos impactos ambientais negativos gerados pela sociedade, como a poluição de rios, arroios e terrenos baldios com lixo doméstico e esgoto domiciliar, está diretamente ligado ‘a falta de informações e de escolaridade, principalmente, mas não exclusivamente, nas faixas mais carentes da população.

Um dos principais fatores geradores desta situação é a baixa renda dos trabalhadores nos chamados países "em desenvolvimento", que incentiva o trabalho infantil e a evasão escolar, privando estas pessoas da troca de experiências e da construção do conhecimento, essencial para uma melhor compreensão do mundo em que vivem.

Dentro deste contexto, é possível afirmar que através da democratização da informação e do investimento em um sistema educacional de qualidade voltado não só para crianças e adolescentes, mas para todo cidadão de qualquer faixa etária que deseje retomar seus estudos, poderemos formar verdadeiros cidadãos, capazes de juntos, transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.


Sem comentários: